Inspiração e Referências, parte II – Clã dos Cavaleiros

ClanHeaderCavaleiros

Hoje damos continuidade à série de artigos que tem o objetivo de embasar e dar referências de literatura e mídia sobre os clãs da Gladius Swordplay. Desta vez, o foco é o Clã dos Cavaleiros.

O Clã dos Cavaleiros tem inspiração nas lendas do Rei Artur e nos Cavaleiros da Távola Redonda, além de toda a mitologia que engloba o ciclo Arturiano, as lendas de Merlin e Viviane, além das proezas e aventuras de alguns dos mais bravos cavaleiros da Távola como Lancelot, Gawain, Galahad, Kai e Percival, entre outros.

Livros

O Único e Eterno Rei, de T. H. White, série que está sendo republicada no Brasil pela editora Hamelin. É composta por cinco volumes que recontam as Crônicas Arturianas e é considerada pelos leitores como a versão definitiva sobre a história do Rei Artur.

  1. A Espada na Pedra
  2. A Rainha do Ar e das Sombras
  3. O Cavaleiro Imperfeito
  4. A Chama ao Vento
  5. O Livro de Merlin
6802840_1GG

As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, publicada no Brasil pela Editora Imago. A obra narra a história de Artur e dos Cavaleiros a partir da perspectiva de Morgana Le Fay, meio-irmã do Rei Artur. A série se estende por quatro volumes e cobre um período de aproximadamente 70 anos:

  1. A Senhora da Magia
  2. A Grande Rainha
  3. O Gamo Rei
  4. O Prisioneiro da Árvore

Filmes

Coração de Cavaleiro (2001), dirigido por Brian Helgeland. Embora tenha alguns momentos anacrônicos, é uma história interessante sobre um plebeu que decide se passar por cavaleiro. As cenas de torneios e as competições de justa estão entre algumas das melhores do gênero.

As Brumas de Avalon (2001), dirigido por Uli Edel. Adaptação da série literária para a televisão, em formato de minissérie.

coracaodecavaleiro

Coração de Dragão (1996). Dirigido por Rob Cohen. Destaque para o dragão Draco, que foi dublado por Sean Connery na versão original (e Miguel Falabella na versão brasileira. Recomendamos a original, com certeza!). Teve uma sequência que foi lançada direto em DVD: Coração de Dragão II: Um Novo Começo.

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002), dirigido por Peter Jackson. O foco neste filme da trilogia de O Senhor dos Aneis é a organização dos Cavaleiros de Rohan e a batalha do cerco do Abismo de Helm, que demonstra como funciona uma batalha de cerco.

Rei Arthur (2004), dirigido por Antoine Fuqua. Um relato mais fictício e adaptado aos tempos modernos da lenda do Rei Arthur, com bastante ação e várias incongruências.

Lancelot, o Primeiro Cavaleiro, (1995). Filme que foca a vida na corte do Rei Arthur (interpretado por Sean Connery), com foco no romance proibido entre Sir Lancelot (Richard Gere) e Lady Gwinevere (Julia Ormond).

Série

Camelot (2011), produzida por  Graham King, Morgan O’Sullivan e Michael Hirst. Ficção histórica que mostra a derrubada do rei Uther Pendragon, a ascenção de Arthur ao trono da Bretanha e os conflitos com a irmã Morgana pelo trono do reino. O mago Merlin é interpretado com bastante competência por Ralph Fiennes.

Games

Conquest of Camelot (Sierra On-Line): jogo de 1989, com gráficos rudimentares para os dias de hoje (mas ótimos para a época). É um adventure game que acompanha a jornada do Rei Arthur rumo à Terra Santa em busca do Santo Graal e interagindo com personagens presentes nas crônicas, como os cavaleiros Lancelot, Galahad, Gawaine, a rainha Guinevere e Viviane, a Dama do Lago.

King Arthur I e II (Neocore): Lançados em 2009 e 2012, respectivamente, são jogos que misturam estratégia e RPG e mostram as campanhas do Rei Arthur na região da Bretanha, com alguns toques de fantasia que fogem um pouco do ciclo Arturiano e se aproximam mais de autores como Tolkien e similares. O jogador pode recrutar diferentes unidades de combatentes e também heróis, os “Cavaleiros da Távola Redonda”, cada um com poderes e habilidades diferentes.

Conhece outras referências que não estão listadas acima? Acrescente nos comentários!

1200x743_1380_Charging_knights_2d_fantasy_knights_warriors_picture_image_digital_art

Deixe uma resposta