Diferenciais

O que torna a Gladius Swordplay um grupo único em meio a tantos outros?

Desde a fundação do grupo, nós acumulamos vários diferenciais importantes que nos destacam no universo do Swordplay brasileiro. Venha conferir alguns dos principais destaques que o nosso grupo tem 🙂

1. Experiência

Já são 14 anos de experiência. Somos um dos grupos mais antigos do Brasil, fundado em 2008, e continuamos em atividade até hoje.

2, Foco em jogos de combate

Temos mais de 35 jogos de combate diferentes registrados na nossa Ludoteca, e estamos sempre querendo desenvolver novas modalidades. Ter todos esses jogos resulta em alguns benefícios: temos jogos que valorizam todo tipo de combatente, independente de qual seja a sua melhor habilidade.

Alguns priorizam os melhores combatentes (Arena de Duelos e Gauntlet); em outros jogos, a vantagem é dos combatentes que conseguem correr mais rápido, encontrando as brechas na defesa da equipe adversária, e também aqueles que conseguem manter o fôlego por longos períodos (como no Jailbreak, o Jogo do Frango e o Caça-Bandeira).

Há jogos que privilegiam não os melhores combatentes, mas aqueles que sabem montar as melhores estratégias (Jogos Vorazes, Caravana, Escolta e o Jogo do Obelisco), assim como os que têm uma melhor visão do campo de batalha e adaptam suas táticas conforme o jogo se desenrola.

Há também jogos que dependem de um entrosamento maior entre os membros de um dos exércitos (Trollball e Conquista de Territórios), em vez de focar no talento individual — que também tem sua oportunidade de brilhar, dependendo do jogo programado (Battle Royale e Frag).

E, finalmente, nem todos os nossos jogos são competitivos. Alguns são focados puramente na diversão do grupo ou no aspecto lúdico (3-Men Forever, A Batalha dos Números, Cabo de Guerra e Hidra).

3. Brasões

A partir de 2022, os combatentes veteranos do grupo vão poder ostentar seus próprios brasões. É uma forma de reconhecer e premiar a frequência dos participantes nos treinos e eventos promovidos pela Gladius.

Além disso, os brasões servem para fortalecer a identidade de cada guerreiro. Em vez de adotar uma postura monolítica em que cada combatente é apenas “mais um” em meio a vários outros, nosso grupo permite que os participantes ostentem sua individualidade e identidade com seus próprios brasões heráldicos.

4. Clãs distintos dentro do grupo

Na Gladius, os guerreiros têm maiores probabilidades de exercer sua identidade, associando-se a um dos quatro clãs que compõem o grupo. Em vez de se conformar com uma cultura única, nossos guerreiros têm a possibilidade de escolher entre quatro clãs com culturas e códigos de conduta diferentes: Annarr (tradição viking), Legionarius (tradição romana), Wolfstrider (tradição mercenária/naturalista) e o clã dos Cavaleiros (tradição arturiana/feudal).

5. Equipamentos com padrão de qualidade

Um dos pontos de maior orgulho para o grupo é a confecção dos equipamentos de combate. Nossas espadas, escudos, lanças e armaduras, além de serem construídos sempre pensando na segurança dos combatentes (o Swordplay é um esporte de contato, afinal de contas), são construídas sempre com um padrão de qualidade que torna as peças vistosas e bonitas.

Tudo isso é mérito dos forjadores da Gladius, que sempre se esforçam para que os equipamentos sejam seguros e tenham um visual incrível. Você pode conferir algumas das criações no próprio instagram da Gladius Swordplay. Clique aqui para conferir!

6. Equipamentos para empréstimo

Pensando sempre na inclusão e na possibilidade de oferecer a experiência do Swordplay para o maior número possível de pessoas, o grupo sempre tem clavas de combate extras que podem ser emprestadas a combatentes em seus primeiros treinos no grupo — ou a curiosos que estejam passando e queiram vir treinar com a gente!

7. Mecânicas que foram adotadas por outros grupos

No decorrer dos anos, grupos de todo o Brasil adotaram ideias, regras e mecânicas que foram criadas pela Gladius Swordplay. Entre elas, destacamos:

  • O uso de equipamentos feitos com flutuadores de piscina (espuma de polietileno expandido), especialmente em cidades onde os materiais tradicionais (como a espuma P.I.) eram difíceis de encontrar.
  • Adoção de mecanismos de ranking para graduar os participantes.
  • Regras para o uso de armaduras nos jogos de combate.

E sempre ficamos muito contentes por servirmos como referência para outros grupos disseminarem o interesse pelo esporte.

8. Parcerias com o Sesc

Uma das parcerias mais sólidas que estabelecemos foi com o Sesc-SP. E, com isso, já levamos o Swordplay para diversas unidades do Sesc! Além da nossa sede em Ribeirão Preto, já estivemos também nos Sescs de Campinas, Santos, Bauru, Presidente Prudente, Catanduva, Registro, Birigui, São Carlos, Araraquara e São José do Rio Preto.

9. Somos o grupo que cunhou o termo “Swordplay”.

Usamos o termo “swordplay” para dar nome ao esporte de combate com espadas de espuma desde 2008, e o termo começou a ser adotado por vários grupos. Antes, o esporte não tinha um nome específico, ou era conhecido por designações que não retratam todas as suas possibilidades com exatidão. Era necessário criar um nome próprio e o termo “Swordplay” foi escolhido e aceito.


E esses são os principais diferenciais do nosso grupo. Claro, ter uma experiência direta com as atividades da Gladius Swordplay é bem diferente do que ler sobre o grupo no site. Por isso, fazemos o convite: vem batalhar com a gente!

Deixe uma resposta