Código de Conduta

Os membros da Gladius Swordplay são combatentes valorosos e honrados, tanto dentro quanto fora do campo de batalha. Temos valores que norteiam a conduta dos nossos membros, e pede-se a todos os participantes das atividades da Gladius que ajam de acordo com o código.

Respeito:

Tratar a todos os participantes da Gladius com respeito e amizade, independente de serem veteranos, novatos ou diretores.

Tratar também com respeito e cortesia os visitantes, parentes, namorados/as e curiosos que estiverem assistindo aos treinos ou torneios. São pessoas que, algum dia, poderão fazer parte da Gladius Swordplay.

Manter o silêncio e prestar atenção aos comunicados passados pela Diretoria do grupo durante os treinos e nas explicações das regras para cada um dos jogos de combate, especialmente quando é a primeira vez que um jogo será testado ou executado. Isso evita repetições desnecessárias e permite um melhor aproveitamento do tempo.

Honra:

Combater os adversários respeitosamente, de maneira honrada; não usar de xingamentos, humilhações ou possíveis brechas nas regras.

Seguir fielmente as regras dos jogos de combate que estiverem sendo executados. Não se utilizar de trapaças ou “espertezas”. Se o combatente receber um golpe e for eliminado (“morto”), deve agir de acordo as regras estabelecidas (sair do campo ou ir para a zona de “respawn”)

Da mesma forma, é considerado de mau gosto “cantar” os golpes acertados; não se deve dizer a um oponente “acertei sua perna”, mesmo que isso tenha acontecido. Fazer isso é duvidar da honra do adversário.

Casos repetidos de desrespeito aos preceitos de honra podem ser tratados diretamente com um dos diretores da Gladius Swordplay que esteja presente no treino, que tomará as devidas providências.

Segurança

Zelar sempre pela segurança de todos os participantes, evitando força excessiva nos golpes ou o uso de equipamentos de combate construídos fora das regras de forja.

Cuidar para que todas as superfícies de impacto dos equipamentos em uso estejam recobertas por uma camada mínima de 15 mm de espuma.

Caso, durante um combate, um dos combatentes atinja o outro em áreas sensíveis (de acordo com o diagrama de áreas de contato em combate), o jogo deve ser interrompido. O participante deve verificar se o oponente está bem e pedir desculpas, mesmo que o golpe tenha sido acidental.

Em caso de acidente, é necessário isolar a área e chamar a atenção dos combatentes próximos para o fato. O jogo de combate em questão deve ser interrompido imediatamente. Se o acidente for suficientemente sério a ponto do combatente não ter condições de se levantar e/ou voltar para o combate, o treino ou o evento será encerrado imediatamente, e o serviço de emergências deve ser acionado.