Regras gerais:
Em jogos que seguem a Regra dos Pontos, cada participante tem um número específico de Pontos de Vida (geralmente 1). As áreas válidas, neutras e proibidas e suas definições são as mesmas que já constam na seção Áreas de Contato da página de Regras de Combate.
O combatente que reduzir os pontos de vida do adversário a zero vence o combate. Em jogos onde os combatentes têm 1 Ponto de Vida, o primeiro que conseguir acertar o outro é declarado o vencedor.
Áreas de contato:
Tronco: vale 1 ponto.
Braços: valem 1 ponto cada.
Pernas: valem 1 ponto cada.
Áreas válidas: Braços, pernas, tronco e costas. Podem ser atingidas normalmente durante um combate e têm sempre o mesmo valor de pontos.
Áreas neutras: Mãos e pés. Não contam pontos se forem atingidas em combate. Veja os casos especiais, abaixo.
Áreas proibidas: Cabeça, pescoço, virilha, peitoral (em combatentes mulheres). Não contam pontos caso sejam atingidas, e atingi-las desclassifica ou elimina o combatente que desferiu o golpe.
Golpes no tronco:
O combatente atingido sofre 1 ponto de dano.
Exceção: É proibido acertar a região peitoral ou dos seios em mulheres combatentes (Ver Áreas Proibidas, abaixo).
Golpes no braço ou na mão:
O combatente atingido na região do BRAÇO sofre 1 ponto de dano, mas não perde o uso do braço atingido, e não precisa colocá-lo para trás do corpo.
Casos especiais:
- Golpe na MÃO que segura a espada: não conta pontos.
- Golpe em uma MÃO desarmada: conta-se como ponto no BRAÇO desarmado.
Golpes na perna ou no pé:
O combatente atingido na região da PERNA sofre 1 ponto de dano, mas não perde o uso da perna atingida e não precisa colocá-la para trás do corpo.
- Golpe no PÉ que está tocando o chão: não conta pontos.
- Golpe em um PÉ que não esteja tocando o chão: conta-se como ponto na PERNA.
Golpes em áreas sensíveis:
As seguintes partes do corpo são consideradas áreas proibidas: Cabeça, pescoço, virilha, peitoral (em combatentes mulheres). Se qualquer das áreas acima for atingida, o atacante automaticamente perde 1 Ponto de Vida.
Casos especiais:
- Arma que bate no oponente e resvala para uma das áreas proibidas: segue a regra anterior, onde quem acertou a área proibida perde 1 Ponto de Vida, mesmo que o toque na área sensível tenha sido acidental. Cada é responsável pelo controle da espada e o respeito pela integridade física do adversário.