Os Treinos da Gladius Swordplay acontecem no segundo e no quarto domingo de cada mês, das 14h00 até as 17h00. Além desses dias e horários, a Gladius também organiza treinos extras e torneios em outras datas também. Os locais e datas dos treinos estão sempre divulgados na página do Calendário.
Os Treinos da Gladius são estruturados em quatro partes distintas:
1. Aquecimento e alongamento
Etapa dedicada à preparação e pré-condicionamento dos participantes para as atividades do grupo, que envolve o aquecimento da musculatura e das articulações e promove o condicionamento físico dos combatentes.
A participação no aquecimento/alongamento é obrigatória para todos os combatentes; combatentes que cheguem atrasados e percam o horário do aquecimento devem procurar um dos coordenadores para receber instruções e se aquecerem individualmente antes de participarem da segunda parte.
2. Fundamentos / Treino técnico
A segunda parte do treino cobre técnicas de combate ou jogos criados para promover o entrosamento entre os participantes.
Esta parte consiste no aperfeiçoamento dos fundamentos, desenvolvimento de técnicas novas ou na prática de combate com equipamentos específicos, como espadas longas, lanças, escudos ou técnicas e noções de combate em equipe.
Importante: A tolerância a atrasos nos treinos da Gladius vai até o final da parte de Fundamentos/Treino técnico. Qualquer combatente que chegar ao treino após o fim dessa parte, independente da sua graduação (novato, aspirante, veterano, alumni ou diretor) não terá permissão para treinar com o restante do grupo.
3. Jogos de Combate Lúdicos e Recreativos
Focados no desenvolvimento dos reflexos, visão de combate e entrosamento entre os participantes, sem elementos fortes de competição. Alguns dos jogos de combates recreativos da Gladius Swordplay são a Arena Iron Man, Gauntlet, Three-Men Forever, Jogos Vorazes e Hidra, entre outros.
Os jogos lúdicos são disputados em espaços mais restritos e com equipes pequenas, ou então individualmente. Também é o momento do treino em que novos jogos de combate podem ser colocados em playtest.
4. Grandes Batalhas
A parte final do treino é caracterizada por jogos que normalmente envolvem batalhas entre dois exércitos. Os participantes do treino são divididos em duas equipes de acordo com critério definido pela organização (sorteio, separação por clãs, etc).
As batalhas podem ser simples (vence o exército que eliminar o outro primeiro) ou ter regras especiais, com jogos como o Dagorhir, Caça-Bandeira, Escolta, Batalha Campal, etc.
Observações:
Entrada franca: A participação nos treinos da Gladius é sempre gratuita.
Equipamentos: A Gladius Swordplay sempre disponibiliza clavas de combate básicas para serem utilizadas pelos participantes. As clavas do grupo são destinadas sobretudo aos principiantes e aos participantes novatos; membros veteranos devem trazer seu próprio equipamento. Veteranos só poderão utilizar as clavas do grupo depois que todos os novatos houverem recebido seu equipamento para participar do treino.
Orientações de segurança: Recomendamos aos participantes que removam óculos, colares, pingentes, brincos, pulseiras e acessórios similares antes do treino. Se os combatentes optarem por usar óculos ou outros acessórios acima, eles assumem automaticamente a responsabilidade por qualquer dano, quebra, envergamento ou demais deformações que os óculos ou o acessório sofram durante o treino ou evento, isentando a direção do grupo ou os outros participantes de qualquer responsabilidade. Se o participante quiser consertar os óculos ou o acessório, deve fazê-lo fora do campo de batalha.
Pertences: Cada membro é responsável por seus próprios objetos pessoais, como mochilas, carteiras, telefones celulares e demais pertences. Dessa forma, é importante sempre prestar atenção aos mesmos, especialmente se houver pessoas estranhas ou curiosos perto da área de treino.
Respeite os equipamentos e a água dos outros participantes. Se um equipamento não é seu, peça licença ao dono antes de pegá-lo. Se você está com sede, traga sua própria água ou peça para dar um gole na água de outro participante. A cortesia entre os guerreiros faz parte da honradez esperada dos membros da Gladius Swordplay.
Os Pontos de Experiência (XP) são concedidos somente nos treinos regulares do grupo. Treinos extras, torneios, forjas e outros eventos não dão XP aos participantes.
Em caso de acidentes, ferimentos ou knockdown (qualquer ocorrência onde um participante caia no chão e não consiga se levantar rapidamente): o treino é encerrado imediatamente para prestar socorro ou assistência ao acidentado.