Heráldica, parte 08: Criando o seu brasão

Depois de passar pelas páginas anteriores do nosso guia de heráldica, é hora de colocar a mão na massa e começar a criar o seu próprio brasão!

Comece com um esboço do seu brasão. O esboço pode ser feito com lápis e papel ou usando algum aplicativo ou website onde seja possível criar brasões. Aproveite para experimentar com as cores, divisões, figuras e linhas heráldicas e demais elementos. Quando chegar a um esboço satisfatório, é hora de abrir um programa de desenho vetorial para criar a sua arte-final — ou então, se desenhar em programa vetorial não é o seu forte, você pode contratar um artista entre os combatentes da Gladius (ou mesmo de fora do grupo) para transformar o seu esboço em arte vetorial.

A paleta de cores:

Conforme explicamos na parte 2, a paleta heráldica é fixa e limitada. Portanto, só é possível usar cores abaixo nas tonalidades exatas. Quando for aplicar uma cor a um dos elementos do seu brasão, insira os códigos RGB listados abaixo (ou o código hex) para que a cor fique fiel ao guia heráldico do COLHER.

Preto
RGB: 0,0,0

(#000000)

Vermelho
RGB: 210,0,0

(#d90000)

Laranja
RGB: 242,121,0

(#f27900)

Verde
RGB 0,153,0

(#009900)

Azul
RGB 0,71,171

(#0047ab)

Roxo
RGB 96,0,192

(#6000c0)

Branco
RGB: 255,255,255

(#ffffff)

Amarelo
RGB: 255,234,0
(#ffea00)

Marrom
RGB: 77,53,19
(#4d3513)

Creme
RGB: 255,236,178
(#ffecb2)

Depois que estiver com as cores corretas, é só começar a montar o seu brasão.

Elementos permitidos:

É preciso ter em mente que os elementos permitidos em um brasão variam de acordo com o nível dos combatentes no ranking da Gladius Swordplay.

  • Nível 1 (novato): não tem direito a um brasão.
  • Nível 2: somente padrões geométricos, como partições (parte 03 do guia) e peças (parte 04 do guia). Não é possível adicionar figuras no nível 2.
  • Nível 3: pode adicionar figuras heráldicas ao brasão (parte 05 do guia).
  • Nível 4: pode acrescentar armas atrás do brasão.
  • Nível 5: pode acrescentar suportes ao brasão, um de cada lado.
  • Nível 6: pode acrescentar um lema sob o brasão.

Clique neste link para exemplos e uma explicação mais extensa dos elementos permitidos, de acordo com cada nível.

Mudanças no brasão:

Se o combatente desejar fazer alguma alteração no seu brasão (depois de aprovado pelo COLHER), é preciso esperar até a abertura do processo de aprovação de novos brasões, o que geralmente ocorre no início do ano. O combatente pode mudar algum detalhe, como uma cor ou um elemento — ou mesmo mudar todo o seu brasão, se assim desejar. O novo brasão, com as mudanças, deve ser aprovado normalmente pelo COLHER.

Lembretes:

A heráldica da Gladius Swordplay é uma versão simplificada da medieval tradicional e tem também alguns elementos diferentes. Os brasões criados pelos combatentes do grupo talvez não sigam todas as regras da heráldica tradicional. E não tem problema nenhum nisso 🙂

O COLHER aceita arquivos gerados nos formatos .AI (Adobe Illustrator), .CDR (Corel Draw) e .SVG (Inkscape). Arquivos em outros formatos serão recusados automaticamente no processo de aprovação dos brasões.

O arquivo com o brasão deve conter, além da arte, o nome do participante e, se for o caso, do artista que o criou.

O brasão do participante não precisa necessariamente ser igual ao escudo usado em combate.

Outros links do Guia de Heráldica: