Heráldica, parte 05: As figuras

O último passo para a composição do seu brasão é a escolha das figuras que vão compô-lo, dando mais personalidade ao seu escudo. Estes talvez sejam os símbolos mais famosos quando se fala em heráldica, pois podem incluir criaturas mitológicas, animais, plantas, símbolos, peças de armadura, estruturas arquitetônicas, armas medievais, símbolos estilizados, etc.

As figuras heráldicas podem se sobrepor a linhas, partições e peças, ou então podem estar dentro delas, o que permite uma composição com múltiplos elementos. É possível também repetir figuras para criar o seu design. Observe:

Atenção: tome cuidado para não poluir demais o visual do seu brasão. Excesso de elementos e cores pode deixar o design do seu brasão confuso, e isso prejudica a identificação no campo de batalha e também nos arquivos do Colégio Heráldico.

Nem toda figura pode ser usada na composição do brasão. Na parte 6, que você pode acessar clicando aqui, nós falamos sobre alguns elementos e figuras que não devem ser usados na criação do seu brasão heráldico.

Outros links do Guia de Heráldica: