Heráldica, parte 02: As cores

Na heráldica, as “cores” que compõem os elementos dos brasões são chamadas de esmaltes e podem ser combinadas de acordo com algumas regras específicas.

Na heráldica proposta pela Gladius Swordplay, consideramos três tipos amplos de esmaltes: cores, metais e madeiras. Nossas diretrizes não refletem a heráldica tradicional, embora utilizem alguns fundamentos básicos; o objetivo é dar mais opções para a criatividade dos nossos combatentes e designers.

Além disso, existem duas linhas criativas que os combatentes podem seguir para criar o seu brasão: o estilo clássico (mais próximo da heráldica medieval) e o estilo moderno (mais próximo em técnicas de design modernas).

Atenção: a característica da arte heráldica é o uso de uma paleta de cores limitada. Assim, não é possível usar variações como “azul claro” ou “verde escuro” na composição do seu brasão.

Nota sobre clãs e cores

Embora os clãs da Gladius Swordplay tenham cores específicas, você não precisa, necessariamente, usar as mesmas cores do seu clã para compor o seu brasão. As cores e o brasão refletem a personalidade e a identidade que você deseja transmitir no campo de batalha, e o brasão não precisa necessariamente ser o seu escudo de combate.

Estilo clássico

No estilo clássico, os esmaltes são classificados da seguinte maneira:

Cores: preto, vermelho, laranja, verde, azul e roxo.

Metais: branco (prata) e amarelo (ouro).

Madeiras: creme (maple) e marrom (nogueira).

Regras para a composição do brasão:

No estilo clássico, a regra é bem simples: não se coloca cor sobre cor e nem metal sobre metal.

Assim, é possível ter uma cruz vermelha sobre um escudo branco (cor sobre metal), mas não é possível usar uma cruz branca sobre um escudo amarelo (metal sobre metal) ou uma cruz verde sobre um campo azul (cor sobre cor).

Observações:

  • Duas cores podem estar lado a lado. Por exemplo, um escudo que seja metade verde e metade preto.
  • Para a composição do escudo, a madeira clara (maple/creme) é considerada como metal, e a madeira escura (nogueira/marrom) é considerada como cor.

Estilo moderno

No estilo moderno, a classificação dos esmaltes muda um pouco, assim como suas regras de composição. Eles são divididos entre cores e luzes.

Cores: vermelho, amarelo, laranja, verde, azul e roxo.

Luzes: branco, creme, marrom e preto.

Regras para a composição do brasão:

Na composição do brasão moderno, a regra é sempre associar uma cor com uma luz (sobrepondo os elementos ou colocando-os lado a lado), ou uma luz clara (branco ou creme) com uma luz escura (marrom ou preto).

Especial: Cores “próprias”

Alguns elementos heráldicos (especialmente figuras como plantas e símbolos) podem ter a chamada “cor própria”, que seria a cor daquela figura no mundo real. Por exemplo, uma árvore pode ter o tronco marrom e as folhas verdes, ou um navio pode ter o casco marrom e as velas brancas. Neste caso, dizemos que a figura tem “cor própria” e não está sujeita às regras de cores em nenhum dos dois estilos.

A recomendação é que elementos com cores “próprias” sejam usadas com moderação 😉

Escolha o seu estilo, selecione algumas das cores, mantenha as regras do estilo em mente e vamos para a próxima etapa da criação do seu brasão: as partições e divisões. Clique aqui para ver a parte 03!

Links do Guia de Heráldica: