Segurança e Materiais

Os equipamentos utilizados na prática do Swordplay e das Batalhas Campais devem ser construídos de acordo com regras específicas e utilizando-se de materiais seguros. Segue uma lista dos materiais utilizados com mais frequência pelos forjadores da Gladius Swordplay.

 

Espumas:

Nos equipamentos de Swordplay, todas as superfícies sujeitas a impacto devem estar obrigatoriamente revestidas por uma camada de espuma, com espessura mínima de 15 mm, de modo a garantir a segurança dos participantes.As espumas utilizadas pela Gladius Swordplay são as seguintes:

MaterialTubo01Espuma de polietileno expandido: Adquiridas na forma de flutuadores de piscina, tubos de isolamento para ar condicionado ou colchonetes para a prática de exercícios físicos. Apresentam a melhor relação custo-benefício e possibilitam a criação de vários tipos diferentes de equipamentos, e também para o rebordo dos escudos.

Espuma de poliuretano: Espuma comumente utilizada na indústria de estofamentos. É utilizada para fazer pontas de flecha ou de lanças de arremesso. Não recomendamos o seu uso para a construção de equipamentos como espadas ou similares, pois essa espuma acaba deixando os equipamentos com um aspecto estético grosseiro.

Espuma PI-30: Utilizada para a construção de equipamentos de combate em geral. É difícil o acesso a esse tipo de material fora da cidade de São Paulo devido ao preço e à disponibilidade.

E.V.A.: Não se presta à construção de equipamentos, pois não tem a maciez suficiente para revestir superfícies de impacto de espadas e similares de modo a não machucar os praticantes. Utilizado para revestir superfícies de escudos e para a confecção de detalhes e acabamentos. Entretanto, o EVA pode ser utilizado na confecção de peças de armadura e escudos.

 

Materiais estruturais:

MaterialPVCTubos de PVC: Utilizados na montagem do núcleo/alma/haste dos equipamentos de combate. Existem vários tipos, geralmente identificados pela cor do produto.

  • Marrom: Tubulações de água. Utilizado para a construção de equipamentos em geral (exceto arcos).
  • Preto: Eletroduto rígido. Utilizado para a construção de equipamentos em geral, incluindo arcos.
  • Cinza: Eletroduto de alta resistência. Utilizado para a construção de equipamentos que demandem maior resistência, como espadas longas e alguns tipos de lança.
  • Branco (CPVC): Tubulação para água quente. Utilizado na construção de arcos devido à sua flexibilidade e resistência, e também ao fato de poder ser moldado com aplicação de calor.

 

MateriaisEucatexMadeira e derivados: Material utilizado principalmente na construção da base de escudos e hastes de flechas. Os principais tipos utilizados nas forjas da Gladius Swordplay são os seguintes:

  • Compensado: Utilizado na construção de escudos planos, devido à resistência e ao baixo custo.
  • Eucatex: Material derivado da madeira, é utilizado quando se deseja construir escudos com superfície curva (estilo Heater medieval ou Scutum romano), devido à flexibilidade do material.
  • Cavilhas: Utilizadas na construção das hastes das flechas.

Não é permitido o uso de madeira na construção de núcleos para equipamentos de ataque.

 

Outros materiais:

MaterialMetalCouro: Utilizado para a confecção de armaduras ou para revestir empunhaduras de espadas e arcos.

Metal: Utilizado na construção de armaduras (cota de malha, armaduras romanas ou para reforçar armaduras de couro) e como parte do núcleo duplo de lanças (somente tubos de alumínio).

Papelão: Utilizado para construir escudos de baixo custo, particularmente os de superfície abaulada. Na Gladius Swordplay o material utilizado é o papelão Paraná, que é compacto e resistente. Não recomendamos a utilização de papelão corrugado (o “papelão de caixa”, encontrado geralmente em embalagens de mercadorias).

Bambu: Utilizado como núcleo para espadas longas ou lanças.

 

Acabamento:

MaterialCouroFita Silver-tape: Utilizada para revestir todas as superfícies de impacto, pois tem uma manta de algodão por baixo da fita que confere mais resistência à superfície coberta.

Fita de Demarcação de Chão: Não é recomendada para cobrir as superfícies dos equipamentos de combate, pois não tem a malha de algodão da Silver-Tape. Consequentemente, apresenta menor resistência a impactos. Indicada para detalhes ou para revestir áreas que não sofrerão impactos.

Fita Isolante: Utilizada para detalhes e acabamento.

Látex: Cobertura aplicada com pincel ou spray sobre os equipamentos de combate.

Comentários estão fechados