Orientações e Construção (Forja)

BlacksmithShopDone

É necessário sempre ter em mente a segurança dos outros participantes quando se constrói um equipamento para o Swordplay, seja uma espada de espuma, uma lança, uma clava, um escudo ou outros implementos para a prática do Boffering. Seja em duelos 1 × 1 ou batalhas campais, algumas regras têm que ser obedecidas impreterivelmente.

 

Orientações gerais:

OrientacoesEspadaOs equipamentos utilizados nas atividades da Gladius Swordplay seguem o padrão medieval europeu. Não é permitido o uso de equipamentos de origem oriental (katana, sais, naginata, etc.)

Todas as superfícies de impacto devem estar revestidas por uma camada de espuma com, no mínimo, 15 mm de espessura.

Estruturas que estejam recobertas por uma camada de espuma com menos de 15mm (como as hastes de lanças, por exemplo) não podem ser utilizadas para atacar oponentes.

Todos os equipamentos de ataque (espadas, clavas, lanças, machados, etc) devem ter obrigatoriamente a parte chamada pomo ou castão na extremidade da empunhadura, e o mesmo deve estar revestido com espuma e silver-tape. Isso ajuda a proteger os equipamentos dos oponentes e melhora o aspecto estético.

Deve-se evitar ao máximo o chamado “efeito chicote” em qualquer equipamento de combate para Swordplay. Armas flexíveis, além de não serem condizentes com o estilo medieval europeu, têm uma probabilidade maior de machucar os oponentes e resultam em combates esteticamente feios e desagradáveis.

 

Espadas:

Espadas curtas (com núcleo de até 75cm) podem ser feitas com canos de PVC de 1/2″ ou 3/4″.

Espadas longas (núcleo maior de 75cm) devem ser feitas somente com canos de PVC de 3/4″.

É obrigatório que haja uma camada extra de espuma na ponta da espada para manter a segurança em caso de estocadas (de 3 a 5 cm).

Espadas devem obrigatoriamente apresentar a peça conhecida como guarda-mão (ou simplesmente guarda) na base da lâmina, e também a peça conhecida como pomo (ou castão) na base da empunhadura.

 

OrientacoesEscudoEscudos:

A face do escudo deve estar recoberta por uma camada de espuma ou E.V.A. de, no mínimo, 2mm de espessura.

A borda do escudo (rebordo) deve estar recoberta por uma camada de espuma. Essa camada pode ser um tubo de isolamento de ar condicionado (Polipex) com espessura de 9mm, ou uma tira de espuma cortada de um colchonete esportivo, com espessura de 7mm.

Escudos “de mão” ou “de soco” têm uma peça chamada de “bossa” na porção central. A bossa pode ser construída com uma camada de E.V.A., ou pode ser sólida e revestida com uma camada de E.V.A.

Parafusos e outras peças metálicas ou rígidas utilizadas na construção de escudos devem estar totalmente cobertos por uma camada de espuma na superfície frontal com espessura suficiente para amortecer qualquer impacto. É proibida a utilização de escudos com peças de metal salientes na superfície.

 

Lanças

OrientacoesLancaDevido ao seu comprimento, as lanças costumam sofrer do infame “efeito chicote”. Para evitar esse efeito indesejável, todas as lanças devem ser construídas com núcleo duplo, que pode ser montado de duas maneiras:

Opção 1 (recomendada): um tubo de alumínio de 22mm de diâmetro dentro de um cano de PVC de 1 polegada.

Opção 1: 2 canos de PVC, um dentro do outro (um cano de 3/4″ dentro de um cano de 1 polegada);

Mais detalhes sobre a construção do núcleo duplo para lanças podem ser encontrados neste post.

A haste da lança deve estar recoberta por um tubo de isolamento para ar condicionado (Polipex) de 9mm de espessura. A haste não pode ser usada para atacar os adversários, mas pode ser utilizada normalmente para bloquear ou defletir ataques.

Devido ao uso em estocadas, a ponta da lança deve contar também com um pedaço de mangueira flexível para amortecer os impactos diretos. Além de aumentar a segurança do equipamento, a mangueira também serve para proteger a ponta da lança de deformações ou estragos permanentes.

 

Armas de arremesso

Objetos arremessáveis como adagas, machadinhas ou fireballs devem ser construídos apenas com materiais macios (espuma, tecido e silver-tape para acabamento). É proibido utilizar qualquer tipo de núcleo sólido ou rígido em um equipamento que será arremessado.

 

Flechas

OrientacoesFlechasÉ obrigatório haver uma proteção metálica entre a ponta da cavilha e as camadas de espuma, de modo que a madeira não perfure a espuma no caso de impactos. Essa proteção pode ser feita com uma moeda, uma tampinha de garrafa ou uma arruela cujo diâmetro interno seja menor do que o da cavilha.

As pontas das flechas devem ter uma superfície de impacto de espuma flexível (espuma de poliuretano) com no mínimo 3 cm de espessura.

As flechas utilizadas nos combates da Gladius Swordplay são feitas com hastes de madeira. Outros materiais (fibra de vidro, alumínio, fibra de carbono, etc) não foram testados pelo grupo, mas podem ser avaliados se algum participante tiver flechas construídas com esses materiais.

 

Javelins/Lanças de Arremesso

Por ser um equipamento para ataque à distância, deve ter a ponta recoberta com uma camada de espuma de poliuretano de 3 cm de espessura (no mínimo), recoberta por um pedaço de tecido.

A haste da lança deve ser coberta por um tubo de isolamento para ar condicionado (Polipex) de 9mm de espessura. A haste não pode ser usada para atacar oponentes.

Comentários estão fechados