História

HistoriaHeader

A Gladius Swordplay foi fundada oficialmente no dia 1º de maio de 2008, quando dois amigos foram ao parque da cidade para testar suas primeiras espadas de espuma. Naquela época tudo ainda era feito de maneira bastante artesanal e improvisada, já que os materiais utilizados por grupos internacionais e também pelo grupo pioneiro Graal de São Paulo – que foi a fonte de inspiração para a criação da Gladius – não eram encontrados facilmente na cidade de Ribeirão Preto.

Gladius07Dez-02O tempo passou e o grupo começou a crescer. Primeiro pela aproximação de alguns amigos, parentes e também de amigos dos amigos; quando os treinos do grupo já contavam com cerca de doze participantes, os combates começaram a chamar a atenção de pessoas que passavam por perto e que se interessavam em conhecer o Swordplay.

O sucesso em caráter local fez com que o grupo decidisse estabelecer sua presença na Internet, que rapidamente se tornou uma referência nacional para os praticantes do Swordplay devido ao conteúdo inovador do site, à estrutura profissional e às atualizações constantes. Com a pesquisa e a descoberta de novos materiais que pudessem ser usados na criação dos equipamentos de combate, o grupo também foi o primeiro a publicar tutoriais sobre a construção de armas de espuma, o que atraiu visitantes e contribuiu para a popularização da atividade.

DSC02925Vieram então os primeiros convites para a participação em eventos, como o Tokyogaqui promovido pelo SESC de Campinas e também o Ribeirão Anime Fest (RAF) e o RPG Fest, ambos na cidade de Ribeirão Preto.

Com a chegada de 2009 e a popularidade do grupo aumentando, assim como o número de integrantes, a Gladius passou a ter um quadro de diretores que cuidavam da organização do grupo e dos treinos; os diretores também passaram a ser responsáveis diretos pelos clãs, subdivisões do grupo principal aos quais os membros mais experientes podiam se filiar, e que serviam de modelo inspiração para os combatentes novatos.

A evolução do grupo nunca parou. Além dos jogos de combate clássicos como Batalha Campal, Caça-Bandeira, Arena Iron Man e o Trollball, a Gladius Swordplay sempre primou em oferecer jogos de combate que privilegiem diferentes habilidades entre os combatentes — de modo que nem sempre o vencedor é o mais forte, mas às vezes também é o mais ágil ou aquele que tem melhor visão estratégica. Jogos de combate criados posteriormente incluem o Gauntlet, a Caça aos Ovos de Dragão, o Dungeon Raid e o Three-Men-Forever, para citar apenas alguns.

gladius-022A popularização e o crescimento dos clãs também resultou em novas responsabilidades: os quatro clãs da Gladius Swordplay também são responsáveis pela organização e execução dos Torneios, que ocorrem quatro vezes ao ano; cada um desses torneios tem características, jogos de combate e identidade própria. Os torneios começaram a ser organizados em 2012 e já se tornaram eventos bastante tradicionais no calendário do grupo.

Entre os projetos organizados pelo grupo se destacam os seguintes:

  • Torneios de Aniversário: todo ano no feriado de 01 de maio, data em que ocorreu o primeiro treino oficial da Gladius (desde 2009);
  • Torneios dos Clãs: dia de competições para os membros da Gladius. Quatro torneios por ano, cada um organizado por um dos clãs. (desde 2012).
  • Torneio de Arquearia: Torneio de tiro ao alvo, com uma oficina para a construção de arcos e flechas adequados ao Swordplay (em 2012).
  • Live-Actions (LARPs): Keltwick: Intrigas e Anomalias (em 2010) e Os Trovões de Guerra (em 2013).
  • Forjas: Oficinas focadas na criação de equipamentos de combate para Swordplay (desde 2009)
  • Arena Medieval: Atividade oferecida a participantes de eventos de Anime e RPG, em particular no Ribeirão Preto Anime Fest (RPAF) (desde 2008).
  • Swordcast: o primeiro podcast nacional sobre Swordplay, Boffering, Batalha Campal, LARP e assuntos afins.

E mesmo com tudo isso, o grupo continua criando novas maneiras de aperfeiçoar suas habilidades e fazer com que o Swordplay (e quaisquer outros jogos de combate com espadas de espuma) tenham uma reputação cada vez mais respeitável por todo o país. Entramos em nosso sétimo ano de atividades ainda com muita lenha pra queimar e mostrando por que somos reconhecidos como um dos melhores e mais sérios grupos de Swordplay do país.

GladiusRPAF

Comentários estão fechados