Depois de passar pelas páginas anteriores do nosso guia de heráldica, é hora de colocar a mão na massa e começar a criar o seu próprio brasão!
Comece com um esboço do seu brasão. O esboço pode ser feito com lápis e papel ou usando algum aplicativo ou website onde seja possível criar brasões. Aproveite para experimentar com as cores, divisões, figuras e linhas heráldicas e demais elementos. Quando chegar a um esboço satisfatório, é hora de abrir um programa de desenho vetorial para criar a sua arte-final — ou então, se desenhar em programa vetorial não é o seu forte, você pode contratar um artista entre os combatentes da Gladius (ou mesmo de fora do grupo) para transformar o seu esboço em arte vetorial.
A paleta de cores:
Conforme explicamos na parte 2, a paleta heráldica é fixa e limitada. Portanto, só é possível usar cores abaixo nas tonalidades exatas. Quando for aplicar uma cor a um dos elementos do seu brasão, insira os códigos RGB listados abaixo (ou o código hex) para que a cor fique fiel ao guia heráldico do COLHER.
Depois que estiver com as cores corretas, é só começar a montar o seu brasão.
Elementos permitidos:
É preciso ter em mente que os elementos permitidos em um brasão variam de acordo com o nível dos combatentes no ranking da Gladius Swordplay.
- Nível 1 (novato): não tem direito a um brasão.
- Nível 2: somente padrões geométricos, como partições (parte 03 do guia) e peças (parte 04 do guia). Não é possível adicionar figuras no nível 2.
- Nível 3: pode adicionar figuras heráldicas ao brasão (parte 05 do guia).
- Nível 4: pode acrescentar armas atrás do brasão.
- Nível 5: pode acrescentar suportes ao brasão, um de cada lado.
- Nível 6: pode acrescentar um lema sob o brasão.
Clique neste link para exemplos e uma explicação mais extensa dos elementos permitidos, de acordo com cada nível.
Mudanças no brasão:
Se o combatente desejar fazer alguma alteração no seu brasão (depois de aprovado pelo COLHER), é preciso esperar até a abertura do processo de aprovação de novos brasões, o que geralmente ocorre no início do ano. O combatente pode mudar algum detalhe, como uma cor ou um elemento — ou mesmo mudar todo o seu brasão, se assim desejar. O novo brasão, com as mudanças, deve ser aprovado normalmente pelo COLHER.
Lembretes:
A heráldica da Gladius Swordplay é uma versão simplificada da medieval tradicional e tem também alguns elementos diferentes. Os brasões criados pelos combatentes do grupo talvez não sigam todas as regras da heráldica tradicional. E não tem problema nenhum nisso 🙂
O COLHER aceita arquivos gerados nos formatos .AI (Adobe Illustrator), .CDR (Corel Draw) e .SVG (Inkscape). Arquivos em outros formatos serão recusados automaticamente no processo de aprovação dos brasões.
O arquivo com o brasão deve conter, além da arte, o nome do participante e, se for o caso, do artista que o criou.
O brasão do participante não precisa necessariamente ser igual ao escudo usado em combate.
Outros links do Guia de Heráldica: