Está sem ideias? Não se preocupe. Existem várias fontes de onde é possível tirar inspiração para elaborar o seu brasão. Mas, como dissemos na parte 06 deste guia, lembre-se de que “encontrar inspiração” não significa “copiar”!
Séries, filmes e games com ambientação medieval ou fantástica podem ser uma boa fonte de inspiração. Qualquer obra onde haja famílias, reinos e outras facções identificadas por brasões podem trazer boas ideias para a criação de uma peça interessante. Veja alguns exemplos da série Game of Thrones:
Outra boa fonte de inspiração histórica é procurar pelos brasões de países, províncias, estados ou cidades europeias. Quase todos os lugares do continente mantêm a tradição de ostentar um brasão, especialmente em documentos oficiais. E devido à influência da colonização europeia, as cidades brasileiras também adotaram o mesmo costume.
Outra fonte interessante de inspiração são os escudos de times de futebol, por dois motivos: o primeiro é pela variedade de formas dos escudos, que podem servir como base para o seu brasão como vimos na parte 01. E o segundo é porque muitos times incluem elementos heráldicos na sua composição.
Há também alguns grupos de combate, fantasia e recriação histórica como a SCA (Society for Creative Anachronism) que tem um registro bem extenso dos brasões de seus membros.
Ainda quer mais? Então use estas palavras-chave para fazer buscas em sites como o Google Images, Pinterest ou Instagram:
- coat of arms
- crest
- heraldic examples
- heraldry
E, finalmente, também dá para passar um bom tempo pesquisando e admirando as postagens e brasões do Subreddit de heráldica.
No próximo tópico você vai encontrar os códigos de cores e outras instruções para criar o seu próprio brasão e enviá-lo para o Colégio Heráldico da Gladius Swordplay para aprovação. Clique aqui e veja a parte 08 🙂
Outros links do Guia de Heráldica: