Heráldica, parte 07: Onde encontrar inspiração?

Está sem ideias? Não se preocupe. Existem várias fontes de onde é possível tirar inspiração para elaborar o seu brasão. Mas, como dissemos na parte 06 deste guia, lembre-se de que “encontrar inspiração” não significa “copiar”!

Séries, filmes e games com ambientação medieval ou fantástica podem ser uma boa fonte de inspiração. Qualquer obra onde haja famílias, reinos e outras facções identificadas por brasões podem trazer boas ideias para a criação de uma peça interessante. Veja alguns exemplos da série Game of Thrones:

Outra boa fonte de inspiração histórica é procurar pelos brasões de países, províncias, estados ou cidades europeias. Quase todos os lugares do continente mantêm a tradição de ostentar um brasão, especialmente em documentos oficiais. E devido à influência da colonização europeia, as cidades brasileiras também adotaram o mesmo costume.

Horsens, Dinamarca

Cannes, França

Avignon, França

Stavanger, Noruega

Outra fonte interessante de inspiração são os escudos de times de futebol, por dois motivos: o primeiro é pela variedade de formas dos escudos, que podem servir como base para o seu brasão como vimos na parte 01. E o segundo é porque muitos times incluem elementos heráldicos na sua composição.

Dundalk, Irlanda

Wolfsberger, Áustria

Sassuolo, Itália

Genoa, Itália

Ingoldstadt, Alemanha

Admira Wacker, Áustria

Eintracht, Alemanha

Chelsea, Inglaterra

Arsenal, Inglaterra

Saarbrüecken, Alemanha

Há também alguns grupos de combate, fantasia e recriação histórica como a SCA (Society for Creative Anachronism) que tem um registro bem extenso dos brasões de seus membros.

Ainda quer mais? Então use estas palavras-chave para fazer buscas em sites como o Google Images, Pinterest ou Instagram:

  • coat of arms
  • crest
  • heraldic examples
  • heraldry

E, finalmente, também dá para passar um bom tempo pesquisando e admirando as postagens e brasões do Subreddit de heráldica.

No próximo tópico você vai encontrar os códigos de cores e outras instruções para criar o seu próprio brasão e enviá-lo para o Colégio Heráldico da Gladius Swordplay para aprovação. Clique aqui e veja a parte 08 🙂

Outros links do Guia de Heráldica: