O frontão do escudo pode ser dividido em um ou mais campos, também conhecidos como divisões ou partições. Cada campo é uma divisão geométrica que podem conter diferentes esmaltes e elementos heráldicos. Os campos mais comuns são os seguintes:
É interessante notar que, na prática, cada campo é um “mini-brasão” dentro de um brasão maior. Veja os exemplos abaixo:
No caso dos escudos redondos, especialmente aqueles representados com uma bossa (como nas tradições vikings), eles podem ser divididos em 2, 4, 6 ou 8 segmentos de tamanho igual, sempre alternando dois esmaltes:
E as linhas que fazem as partições do escudo não precisam sempre ser retas. Há várias opções que você pode escolher para compor as divisões do seu brasão. E lembre-se: embora as linhas dos exemplos abaixo estejam na orientação horizontal, você pode usá-las na vertical ou diagonais também, se desejar.
É possível também dividir as partições do escudo com linhas heráldicas, formando padrões interessantes. Veja alguns exemplos usados em bandeiras:
Quando o seu brasão estiver com as partições e linhas definidas, vamos acrescentar algumas figuras heráldicas nele! Clique aqui para ir até a parte 04 do guia de heráldica.
Outros links do Guia de Heráldica: