Heráldica, parte 03: As divisões

O frontão do escudo pode ser dividido em um ou mais campos, também conhecidos como divisões ou partições. Cada campo é uma divisão geométrica que podem conter diferentes esmaltes e elementos heráldicos. Os campos mais comuns são os seguintes:

Partido

Cortado

Talhado

Fendido

Chapado

Calçado

Chap-ploye

Chausse-ploye

Mantelado

Per Pile

Per Pall

Per Pall invertido

Esquartelado

Esquartelado em Aspa

Esquartelado em seis

Gironado

É interessante notar que, na prática, cada campo é um “mini-brasão” dentro de um brasão maior. Veja os exemplos abaixo:

No caso dos escudos redondos, especialmente aqueles representados com uma bossa (como nas tradições vikings), eles podem ser divididos em 2, 4, 6 ou 8 segmentos de tamanho igual, sempre alternando dois esmaltes:

E as linhas que fazem as partições do escudo não precisam sempre ser retas. Há várias opções que você pode escolher para compor as divisões do seu brasão. E lembre-se: embora as linhas dos exemplos abaixo estejam na orientação horizontal, você pode usá-las na vertical ou diagonais também, se desejar.

Denteado

Bastilhado

Canelado

Espiguilhado

Ondeado

Entalhado

Nebulado

Raguly

É possível também dividir as partições do escudo com linhas heráldicas, formando padrões interessantes. Veja alguns exemplos usados em bandeiras:

Bandeira de Flintshire
Linhas caneladas e espiguilhadas

Bandeira naval do império espanhol

Linhas raguly

Quando o seu brasão estiver com as partições e linhas definidas, vamos acrescentar algumas figuras heráldicas nele! Clique aqui para ir até a parte 04 do guia de heráldica.

Outros links do Guia de Heráldica: