FAQ (Dúvidas Frequentes)

FAQheader

Abaixo, temos uma lista das perguntas mais frequentes que os usuários fazem aqui no site, juntamente com as respostas para elas.

1. O Grupo

Onde fica sediada a Gladius Swordplay?

Em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.

A Gladius existe ou tem filiais/divisões em outras cidades?

Não. Entretanto, existem outros grupos de combate com espadas de espuma em outras cidades que têm regras e atividades próprias.

A Gladius faz parte da Liga Nacional de Swordplay?

Não. Somos um grupo independente e não temos ligação com a Liga Nacional de Swordplay nem com outros grupos/associações que promovem o esporte.

Entretanto, apoiamos todas as iniciativas sérias de divulgação do Swordplay, assim como a criação de novos grupos para a disseminação da prática.

Moro em outra cidade. Quero visitar a Gladius e participar de um treino. O que devo fazer?

Programe a viagem para algum dos nossos domingos de treino de acordo com o nosso calendário de eventos e confira a página de orientações para visitantes.

Tenho um projeto para reunir todos os grupos de Swordplay/Boffering/Batalha Campal/LARP do Brasil e fazer um mega campeonato. Vocês querem participar?

A Gladius Swordplay é um grupo independente e não participa de “projetos nacionais”. Entretanto, você pode enviar informações sobre qualquer projeto para o nosso e-mail: contato@swordplay.com.br ou pelo nosso formulário de contato, e analisaremos o seu material.

Gostaria de contratar a Gladius para um evento que planejo realizar. Como proceder?

Entre em contato conosco pelo e-mail contato@swordplay.com.br ou pelo nosso formulário de contato com as informações do seu evento.

2. Participação

Como faço para participar?

Se você mora em Ribeirão Preto (cidade-sede da Gladius) ou região, basta comparecer a um dos Treinos Coletivos, que ocorrem no segundo e no quarto domingo de cada mês. Os locais dos treinos são anunciados na página do Calendário de Eventos. Ocasionalmente, pode haver eventos especiais, como os Torneios.

Todas as pessoas que participam dos treinos da Gladius devem assinar o Termo de Participação. É um termo que define os direitos e as responsabilidades do grupo e dos participantes, de modo que ambas as partes fiquem legalmente protegidas e que haja uma definição por escrito de certos procedimentos do grupo.

Para mais informações sobre como participar, acesse este link.

Preciso ter meu próprio equipamento ou vocês emprestam?

Temos clavas de combate para emprestar aos membros iniciantes ou visitantes.

Qual a idade mínima para participar?

A idade mínima para participação no grupo é de 14 anos. Menores de 14 anos podem participar de treinos em casos especiais, conforme descrito nesta página.

Caso o participante seja menor de 18 anos, é necessário que o pai ou responsável pelo menor assine o termo de participação da Gladius. O termo e mais informações podem ser encontrados neste link.

Quanto cu$ta participar das atividades da Gladius?

A participação nos Treinos da Gladius é sempre gratuita.

Entretanto, caso o grupo promova atividades especiais (como torneios ou eventos), pode ser cobrada uma taxa para cobrir os custos de transporte, logística, premiação e desgaste dos equipamentos cedidos aos participantes. Eventuais valores estarão publicados junto com o anúncio do evento em questão.

Quando e onde acontecem os treinos?

Treinos Gerais acontecem no segundo e quarto domingo de cada mês, em local anunciado na página do calendário.

Alguns eventos especiais, como Torneios, são marcados em datas variáveis. Todas as datas e locais de treinos e eventos estão publicadas na página do Calendário.

Quais equipamentos eu preciso levar para o treino?

A Gladius possui equipamentos para emprestar, mas é bom ter a sua própria clava de combate, que você mesmo pode construir ou encomendar com a organização do grupo.

É importante também que o participante compareça ao treino com roupas que permitam liberdade de movimentos e calçados fechados (tênis ou bota/coturno). Temos algumas recomendações sobre as vestimentas adequadas na página sobre Fardamento. O uso de tabards ou cosplay medieval não é obrigatório, mas é recomendado.

Também recomendamos os seguintes acessórios: garrafa de água, repelente para insetos e protetor solar.

P.S.: É proibido comparecer ao treino calçando Crocs.

Tenho menos de 14 anos e meus pais não podem (ou não querem) ir ao treino comigo. Mesmo assim eu quero participar do treino. O que faço?

Conforme descrito nesta página, participantes com menos de 14 anos só poderão participar dos treinos de Swordplay se estiverem acompanhados do pai ou responsável, que deve participar junto com o filho.

Meus pais ou outras pessoas podem assistir ao treino?

Sim, podem assistir e incentivamos que participem também. É permitido também fotografar ou filmar qualquer atividade pública da Gladius Swordplay.

Posso fazer o download do Termo de Participação e imprimir aqui na minha casa?
É necessário usar algum tipo de vestimenta especial ou uniforme para participar dos treinos?

Não. Alguns membros utilizam tabards ou trajes de inspiração medieval, mas o uso destes é opcional (embora traga benefícios na forma de Pontos de Honra). Sugerimos que as roupas utilizadas durante a prática do Swordplay sejam confortáveis e permitam liberdade de movimentos, assim como calçados fechados (tênis ou bota/coturno). Para mais informações, veja a página sobre o Fardamentohttp://www.swordplay.com.br/fardamento/

Obs.: É proibido comparecer aos treinos da Gladius Swordplay usando Crocs.

Sou participante/membro/líder de outro grupo de Swordplay. Quais são as condições para eu participar de um treino ou torneio da Gladius Swordplay?

Membros de outros grupos seguem as diretrizes estabelecidas para visitantes, de acordo com esta página.

Gostaria de levar o meu grupo para se encontrar com a Gladius e participar de um treino. O que devo fazer?

Veja as orientações para visitantes nesta página e entre em contato conosco, informando data e número estimado de visitantes. Assim poderemos selecionar as melhores atividades e também um local com o tamanho e a infra-estrutura adequados para o encontro.

3. Ranking; XP; Pontos de Arena; Cards

O que são os XP (Pontos de Experiência)?

É um valor numérico que demonstra a eXPeriência do participante, ou seja, há quanto tempo o combatente participa dos Treinos Coletivos da Gladius. A cada vez que um combatente comparece a um Treino Coletivo, recebe 10 pontos de XP. Os participantes são classificados em dois níveis: Aspirantes (0 a 99 XP) e Veteranos (100 XP ou mais).

Clique aqui para saber mais.

O que são os PA (Pontos de Arena)?

São um valor numérico que indica a perícia e habilidade de combate de um membro da Gladius Swordplay. Pontos de Arena são disputados e conquistados em eventos específicos, como o Dia de Arenas. Clique aqui para conhecer o regulamento da competição.

Meus XPs desapareceram! O que aconteceu?

Se os seus XPs sumiram do Ranking, a razão mais provável é que você não compareceu a alguns treinos oficiais consecutivos sem justificativa prévia. Isso é considerado como desistência e abandono do grupo. Participantes veteranos, que já são membros de clã, estão isentos dessa regra.

Como funciona o Ranking?

O Ranking é uma página do site onde estão listados os pontos de experiência (XP) e os Pontos de Arena (PA) de cada participante.

Clique aqui para saber mais.

O que são “Cards”?

Cards são as fichas que descrevem graficamente as habilidades e conquistas do participante da Gladius Swordplay.

Os cards demonstram:

  • Nome e foto de cada participante;
  • Clã ao qual o participante pertence;
  • Honrarias, títulos e distinções;
  • Proficiência com cada tipo de equipamento;
  • Níveis de XP alcançados.

Para ver a listagem dos cards, acesse um destes links:

Como faço para ter o meu Card?

Os cards estão disponíveis apenas para os membros Veteranos que estão afiliados a um dos clãs da Gladius Swordplay. Por isso, se você já conquistou seus 100 pontos de XP, ou está quase lá, aproveite para requisitar o teste para entrar no clã de sua preferência.

Qual é a frequência de atualização dos Cards?

Os Cards são atualizados anualmente.

O que devo fazer para ganhar XP (Pontos de Experiência)?

Os XPs são concedidos toda vez que um combatente participa de um Treino Coletivo, que ocorre no segundo e no quarto domingo de cada mês. A cada treino coletivo que o combatente participar, ele recebe 10 XP, e o seu total de XP pode ser conferido na Página do Ranking.

Ocasionalmente, pontos de XP podem ser distribuídos em outras atividades promovidas pela Gladius Swordplay.

Importante:

  • Para ter os XP contabilizados, é imprescindível que o participante assine a Lista de Presença nos treinos em que participar.
  • Treinos Extras, Torneios, Eventos e outros eventos não geram pontos de XP, a menos que explicitamente declarado pela direção do grupo.
O que devo fazer para ganhar PA (Pontos de Arena)?

Os Pontos de Arena (PA) são concedidos toda vez que um combatente participa de um Torneio ou Evento Especial onde os PA estarão em disputa. Quanto maior o número de vitórias que o combatente ou sua equipe tiverem no decorrer do Torneio, maior será a quantidade de Pontos de Arena. O total de PA para cada participante pode ser verificado na Página do Ranking.

Importante:

  • Nem todos os eventos da Gladius premiam os participantes com PA.

4. Clãs

Posso montar meu próprio clã?

Não. O grupo não está aberto para a formação de novos clãs no momento.

Como faço para entrar em um clã?

Para ser admitido em um dos clãs, é necessário primeiro acumular 100 pontos de XP (veja na página do Ranking). Quando tiver essa quantidade, procure um dos líderes de clã e peça para fazer um teste de admissão.

Posso entrar num clã tendo menos de 100 XP?

Não.

Os clãs da Gladius são rivais entre si?

Não. Os clãs representam simplesmente visões de mundo e perspectivas de vida diferentes.

5. Equipamentos de Combate

Qual é o material usado para fazer os equipamentos?

Os equipamentos de combate (“armas de espuma”) da Gladius Swordplay são feitos com uma estrutura de PVC e uma ou mais camadas de espuma de polietileno expandido, de modo que não machuquem as pessoas envolvidas nas atividades.

Mais informações na página de Segurança e Materiais.

Como se faz uma espada de espuma para Swordplay/Boffering/Batalha Campal?

Em breve disponibilizaremos uma página com tutoriais para a construção de espadas de espuma e outros equipamentos para praticar o Swordplay.

Posso usar equipamentos avançados (espadas longas, machados, escudos, etc)?

O acesso aos equipamentos avançados está disponível somente para membros veteranos (com mínimo de 100 XP e que façam parte de um dos clãs). Antes disso, o participante é considerado aspirante e treina apenas com clavas.

Posso lutar com duas espadas?

Apenas membros veteranos têm permissão para usar duas espadas/clavas/machados ao mesmo tempo (“dual-wield”).

Vocês vão disponibilizar tutoriais de outros equipamentos?

Sim, conforme forem produzidos. Os novos tutoriais, quando forem disponibilizados, estarão em uma página própria e também serão anunciados na nossa página de notícias  pelos nossos canais nas redes sociais.

Vocês podem mandar um tutorial sobre (nome do equipamento) para o meu e-mail?

Não. Os tutoriais da Gladius ficam todos disponibilizados aqui no site, para que qualquer pessoa que se interesse por Swordplay, Batalha Campal ou combates com espadas de espumas possa ter acesso aos projetos.

Posso montar uma espada/escudo/mangual/martelo de duas mãos/foice/gunblade/etc?

Qualquer projeto de equipamento deve ser obrigatoriamente aprovado pela diretoria da Gladius Swordplay antes de ser autorizado para uso no grupo. Se você teve uma boa ideia para uma arma, recomendamos que construa um protótipo e traga ao treino para que possamos avaliá-lo.

Mantenha em mente os seguintes aspectos:

  • Todas as superfícies de impacto devem estar recobertas por uma camada de espuma.
  • A espuma que recobre as superfícies de impacto deve ter espessura mínima de 15mm para que não seja possível sentir a armação de PVC que vai por baixo dela.

Clique neste link para conhecer os padrões de construção de equipamentos.

Posso montar armas orientais, como katana/wakisashi/kusari-gama/sai/nunchacku/tonfa/etc?

Não. A Gladius é focada no estilo medieval europeu de combate. Armas orientais estão fora do nosso padrão.

Posso cobrir a clava com fita isolante / fita crepe / fita de demarcação / etc, em vez de silver tape?

É possível, mas não recomendamos. Outros tipos de fita não têm a mesma resistência, pois não têm malha de algodão característica do silver-tape por baixo do adesivo. Mais informações na página sobre Materiais.

Posso acrescentar detalhes na clava como pontas, cravos, dar um formato de lâmina, etc?

Não. Um equipamento com esses detalhes deixa de ser uma clava e passa a ser um equipamento avançado.

Todo novo projeto deve ser aprovado pela diretoria da Gladius antes de entrar em combate, de modo a preservar a segurança dos outros participantes.

A Gladius vende espadas/escudos/clavas/maças de espuma?

Sim, fazemos equipamentos para venda por encomenda. Entre em contato conosco pelo e-mail contato@swordplay.com.br ou pelo nosso formulário de contato.

A Gladius não tem uma loja online para a venda de equipamentos para Swordplay/Boffering?

A loja online funcionou até dezembro de 2012. Após essa data, produzimos e vendemos equipamentos de Swordplay apenas nos eventos para os quais o grupo é contratado.

6. Montando seu próprio grupo

Como faço para montar meu próprio grupo?

O assunto é extenso, mas basicamente é necessário ter alguns amigos dispostos a constituir o grupo e alguns equipamentos de combate. Organizem-se, pratiquem de forma regrada e honrada, e outras pessoas começarão a se interessar naturalmente pelos combates promovidos pelo seu grupo.

Posso abrir uma filial da Gladius Swordplay na minha cidade?

Não. A Gladius não tem “filiais” ou similares. Entretanto, você pode utilizar as informações contidas neste site como orientação para estruturar seu próprio grupo.

Gostaria de utilizar um texto/foto/tutorial/vídeo da Gladius em meu site. É possível?

Trechos de páginas e postagens podem ser utilizados em outros sites (mas não páginas inteiras), e o texto deve citar a fonte (o site da Gladius Swordplay) com um link para o texto original ao final do trecho copiado.

Fotos e imagens também podem ser repostadas, desde que em quantidade máxima de 03 por página ou site, e citando também a fonte original (como no parágrafo anterior). Essa regra vale especialmente para o conteúdo da página do Arsenal.

Vídeos com os tutoriais e episódios do projeto Swordcast podem ser incluídos em postagens em outros sites e redes sociais normalmente.

Não podem ser copiados:

  • Textos e imagens das páginas dos Clãs.
  • Cards dos membros da Gladius.

Comentários estão fechados