Dia de Arenas: Playtest

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(Atenção: Os regulamentos do Dia de Arenas estão em estágio de playtest. Podem ser feitas modificações nas regras desta página, dependendo dos resultados dos playtests do evento).

 

Regulamento:

Para participar de um Dia de Arenas, todos os combatentes precisam fazer parte de uma equipe.

Construção das equipes:

  • Cada equipe deve ser composta por 5 guerreiros.
  • As equipes podem ser combinadas nas semanas que antecedem o evento pelos jogadores, ou podem ser formados na hora do evento.
  • É necessário que cada equipe tenha no mínimo um guerreiro novato (entre 0 e 99 XP, ou com mais de 100 XP que ainda não tenha entrado em um dos clãs da Gladius).
  • Equipes devem ter nome próprio e designar um capitão, que será responsável por tratar de questões com a arbitragem e para representar o time caso seja necessário discutir algum aspecto, regra, detalhe, etc. O capitão pode ser qualquer um dos cinco membros da equipe, até mesmo um novato.
  • As equipes são identificados por faixas coloridas na cabeça (como já fazemos habitualmente). Cada equipe sorteia sua cor na hora em que se registra.

Equipes incompletas:

  • No caso de haver uma equipe incompleta (menos de 05 combatentes), membros de outras equipes podem participar como “reservas” (mas só ganham pontos pelo seu time principal). Se houver, por exemplo 2 equipes incompletas (um com 2 membros e outro com 3), as duas se juntam para formar uma única equipe.
  • Combatentes “reservas” não podem ser capitães.
  • Só é possível haver uma equipe com reservas no Dia de Arena. Todas as outras devem estar completas, com 5 combatentes.

Arbitragem:

  • A arbitragem ficará a cargo dos diretores da Gladius Swordplay.
  • Combatentes ou equipes que não estiverem participando de um combate podem ser convidados para atuar como árbitros auxiliares.

Outras orientações:

  • Diretores da Gladius também podem participar de equipes 🙂
  • As equipes podem ser permanentes (iguais entre um evento e outro) ou não. O detentor dos direitos sobre o nome da equipe entre um evento e outro é o capitão do time; apenas o capitão poderá reutilizar o nome de uma equipe em um evento posterior.
  • Pessoas sem equipe (novatos, por exemplo) podem formar sua equipe no dia do evento.
  • Se um combatente chegar atrasado ao evento:
    • Poderá tomar o lugar de um combatente reserva (em caráter permanente) em uma equipe, mas só conquistará os pontos de arena referentes às batalhas que realmente participar;
    • Não pode entrar na equipe antes do jogo de combate que estiver em andamento terminar.
    • Se o número total de participantes for um múltiplo de 5 (10, 15, 20, etc) e houver um combatente que chegar atrasado, ele poderá montar uma equipe com 4 reservas.

Equipamentos:

  • Todos os equipamentos utilizados em combate devem ser inspecionados antes do início do evento.
  • Combatentes novatos: apenas uma clava.
  • Combatentes veteranos: qualquer equipamento aprovado.
  • Estão vetados o uso de armas de arremesso ou de combate à distância no Dia de Arena (arcos, flechas, bestas, catapultas, etc).

Pontuação:

Cada jogo de combate terá uma pontuação específica, dependendo dos objetivos definidos pela organização. Os objetivos serão divulgados no dia do evento; cada jogo de combate pode ter mais de um objetivo que conte pontos.

Obs: Os jogos de combate escolhidos e as condições de vitória podem variar a cada Dia de Arenas; as descrições abaixo devem ser tomadas apenas como exemplos.

Exemplo 1: Caça-bandeira

Duas equipes se enfrentam em uma batalha de 10 minutos. O objetivo de cada equipe é capturar a bandeira adversária e trazê-la de volta para a sua base. A cada vez que isso ocorre, o cronômetro é interrompido e as bandeiras são recolocadas nos seus lugares de origem.

Uma equipe marca pontos capturando a bandeira adversária (10 pontos cada vez que a bandeira for capturada).

Exemplo 2: Batalha Campal

Duas equipes se enfrentam em uma batalha de 10 minutos. O objetivo é “matar” o maior número possível de combatentes do time adversário, de acordo com as regras de combate utilizadas normalmente na Gladius Swordplay. Se um combatente for “morto” em combate, ele deve voltar até a base da sua equipe para “reviver” e retornar ao combate.

Um árbitro ficará encarregado de registrar o número de combatentes “mortos” em cada lado do campo.

Uma equipe marca pontos “matando” combatentes da equipe adversária (1 ponto para cada adversário “morto”).

(Obs: Os jogos de combate escolhidos e as condições de vitória podem variar a cada Dia de Arena; as descrições acima devem ser tomadas apenas como exemplo).

 

Distribuição dos pontos:

Seguindo os exemplos acima: Se uma equipe conseguiu capturar a bandeira adversária 3 vezes no Caça-Bandeira e “matou” os combatentes adversários um total de 17 vezes durante a Batalha Campal, cada um dos seus membros recebe 30 pontos (3 capturas de bandeira) + 17 pontos (17 adversários “mortos” em combate) = 47 Pontos de Arena.

Pontos de Bônus:

Cada participante do Dia de Arenas pode ganhar 10 Pontos de Arena como bônus se vier ao torneio caracterizado. A caracterização é considerada válida se atender a pelo menos um dos critérios abaixo:

Uso de tabard, vestes de clã ou cosplay medieval;

Uso de acessórios como peças de armadura, couraça, elmo, etc.;

(Espadas, escudos e outros equipamentos de combate não são considerados como caracterização).

Combates:

Cada equipe combate duas vezes em cada jogo, contra equipes diferentes (exceto no caso de haver apenas duas equipes participando do Dia de Arena, quando cada jogo será disputado em 2 rounds).

Exemplo com 2 equipes:

  • Round 1: Equipe A × Equipe B
  • Round 2: Equipe B × Equipe A

Exemplo com 3 equipes:

  • Round 1: Equipe A × Equipe B
  • Round 2: Equipe B × Equipe C
  • Round 3: Equipe C × Equipe A

Exemplo com 4 equipes:

  • Round 1: Equipe A × Equipe B
  • Round 2: Equipe B × Equipe C
  • Round 3: Equipe C × Equipe D
  • Round 4: Equipe D × Equipe A

(E assim por diante, sendo óbvia a progressão)

 

Jogos de combate:

Na segunda edição do Dia de Arena (29/03/2015) serão disputados os seguintes jogos de combate:

  • Batalha entre equipes
  • Dungeon Raid
  • Travessia

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