Inspiração e Referências, parte IV – Clã Wolfstrider

ClanHeaderWolfstrider

E com este post, chegamos ao fim da série sobre referências de livros, séries, filmes, games e outras mídias. Para fechar a série, focalizamos a cultura do Clã da Zoeira Wolfstrider.

O Clã Wolfstrider é inspirado em sociedades de mercenários, arqueiros, rangers e tropas de especialistas presentes na literatura e na história. Diferente dos outros clãs da Gladius Swordplay, o Wolfstrider não é baseado em um povo ou cultura específica como os romanos (clã Legionarius) ou os vikings (clã Annarr), nem em uma tradição marcial da Idade Média (clã dos Cavaleiros), mas sim num apanhado de características que, reunidas, compõem as principais características do clã. Assim, nossa lista de inspiração e referências é um pouco diferente, focada em alguns personagens e conceitos presentes em obras maiores.

 

Livros:

Rangers, a Ordem dos Arqueiros, de John Flanagan, publicado pela Editora Fundamento. É uma série literária de fantasia medieval que acompanha as aventuras do jovem Will, um garoto órfão que é tomado como aprendiz de um arqueiro respeitado e experiente. A série já conta com 12 volumes:

  1. rangersordemarqueirosRuínas de Gorlan
  2. Ponte em Chamas
  3. Terra do Gelo
  4. Folha de Carvalho
  5. Cerco à Macindaw
  6. Reis de Clonmel
  7. Halt em Perigo
  8. Imperador de Nihon-Ja
  9. As Histórias Perdidas
  10. O Arqueiro do Rei

 

Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, publicado pela editora Rocco. Trilogia literária sobre uma distopia futura onde adolescentes são forçados a participar de uma competição anual até a morte. Embora o filme seja ambientado em algum ponto do futuro, é possível perceber a filosofia do clã Wolfstrider na protagonista Katniss, com sua obstinação, capacidade de se adaptar às condições do terreno onde combate, à sua perícia com arco e na vontade de libertar o povo de Panem do jugo dos opressores. A série tem três volumes publicados, a saber:

  1. Jogos Vorazes
  2. Em Chamas
  3. A Esperança

 

A Roda do Tempo (The Wheel of Time), de Robert Jordan e Brian Sanderson, publicada pela editora Intrínseca. Uma série épica de fantasia medieval que se desenrola ao longo de 14 (!) volumes, seguindo vários personagens em suas aventuras e batalhas. Embora a série seja muito ampla, alguns personagens que têm a ver com a filosofia de vida do clã Wolfstrider são Perrin Aybara, com seu talento para se comunicar e agir com os lobos e também a raça dos Ogiers, que vivem em harmonia com a natureza e são conhecidos por seu enorme conhecimento e força de combate. Até o momento da publicação deste artigo, os três primeiros volumes da série haviam sido traduzidos para o português:

  1. RodaDoTempoCapaO Olho do Mundo
  2. A Grande Caçada
  3. O Dragão Renascido
  4. The Shadow Rising
  5. The Fires of Heaven
  6. Lord of Chaos
  7. A Crown of Swords
  8. The Path of Daggers
  9. Winter’s Heart
  10. The Crossroads of Twilight
  11. Knife of Dreams
  12. The Gathering Storm
  13. Towers of Midnight
  14. A Memory of Light

 

Séries e Filmes

SeekerRobin Hood, várias versões. A história é baseada em velhos relatos e canções medievais sobre um nobre que é traído por seus governantes e forçado a viver como um fora-da-lei no interior da Floresta de Sherwood, onde reúne um bando de companheiros e começa a roubar dos ricos e distribuir o dinheiro aos pobres. Os atores que encarnaram as versões mais conhecidas de Robin Hood foram Errol Flynn (1938), Kevin Costner (1991) e Russell Crowe (2010).

Legend of the Seeker, de 2008. Série de fantasia medieval em duas temporadas baseada no livro A Espada da Verdade, de Terry Goodkind. A série conta a saga de Richard Cypher (Craig Horner), e seu grupo de companheiros que defendem o povo do reino da tirania e da destruição. O protagonista é um exemplo de liderança, conhece bastante acerca das terras selvagens e as respeita, sendo quase uma força natural para equilibrar aquele mundo. Ele e os aliados buscam sempre agir em grupo, sem que a liderança seja imposta.

Jogos Vorazes, trilogia cinematográfica adaptada da série literária já citada, com Jennifer Lawrence no papel de Katniss Everdeen.

 

Games

ACAssassin’s Creed, várias versões: A filosofia dos Assassinos da série Assassins Creed (tanto nos jogos quanto nos livros) se identifica com a do clã, visto que eles são a favor da liberdade dos povos e por vezes apoiam lutas e revoluções, e também buscam pela liberdade total para todas as pessoas, além de outros ideais como a paz, justiça e conhecimento. As várias sequências dos jogos mostram um personagem utilizando-se da inteligência, aproveitando seu conhecimento do terreno e métodos silenciosos ou engenhosos para enfrentar seus inimigos, e até mesmo recorrendo ao combate em campo aberto quando necessário. O uso de pássaros como totens também é uma característica em comum entre os Assassinos e os Wolfstriders.

The Elder Scrolls V: Skyrim. Embora Skyrim seja um jogo bastante vasto, existe uma facção que é muito parecida com o clã Wolfstrider: Os Companions de Whiterun, uma sequência de missões que pode ser acessada logo no início do jogo. Os Companions têm uma hierarquia bastante horizontal, baseada no respeito mútuo entre seus membros, e agem com se fossem membros de uma família de guerreiros. Além disso, diferente da cultura mais fechada dos Nords, os Companions também aceitam em suas fileiras membros de outras raças, como Imperiais e Dunmers.

 

RPGs

Lobisomem: O Apocalipse. A organização tribal, o respeito por tradições e pela natureza são características marcantes da filosofia dos Wolfstriders, além da adoção de totens animais como Lobo, Urso, Falcão, Tigre, Tubarão, Raposa, entre outros.

Beast Hunters, de Christian Griffen e Lisa Griffen. Um RPG indie publicado pela Berengad Games, com o gameplay específico para dois jogadores. O RPG é focado nas aventuras de guerreiros tribais que saem à caça de monstros mágicos para destruí-los e usar seu sangue para inscrever tatuagens no próprio corpo que darão poderes especiais aos personagens.

Faltou alguma referência? Sinta-se à vontade para incluir nos comentários!

Com agradecimentos Wolf-especiais ao Danilo Banzi e Lucas Silva Araújo por ajudarem a compilar o material 🙂 

FooterWST

 

Comentários estão fechados.