Inspiração e Referências, parte III – Clã Legionarius

ClanHeaderLegionarius

Chegou a vez dos romanos! Hoje continuaremos com a série sobre inspiração e referências para os guerreiros da Gladius Swordplay (e também para outros guerreiros e entusiastas dos combates com espadas de espuma que visitam o nosso site) que querem conhecer um pouco mais sobre o Clã Legionarius.

O Clã Legionarius se inspira na história da Roma clássica — não só no período imperial, mas também no período republicano da civilização romana, quando as grandes Legiões foram institucionalizadas. Hoje em dia temos acesso a uma ampla gama de livros, filmes, séries e games que retratam um pouco da vida naquela época, tanto em Roma quanto em algumas das suas províncias.

 

Livros:

Download-Fogo-no-Leste-Guerreiros-de-Roma-Vol-1-Harry-Sidebottom-em-epub-mobi-e-pdf-400x600Guerreiros De Roma, de Harry Sidebottom, publicado pela editora Record. Também é uma série de ficção, embora somente o primeiro volume (Guerreiros do Leste) tenha sido publicado no Brasil. A saga inicia no ano de 256 d.C. e segue as campanhas do general Ballista, um general que nasceu entre os bárbaros mas que ascendeu na hierarquia das legiões. A série teve sucesso de vendas pois seu autor, além da tradição literária, é também historiador especializado em guerras da antiguidade.

  1. Fogo no Leste
  2. King of Kings
  3. Lion of the Sun
  4. The Caspian Gates
  5. The Wolves of the North
  6. The Amber Road

 

os-portões-de-romaO Imperador, de Conn Iggulden, publicado pela editora Record. Uma série de ficção histórica que conta atualmente com cinco volumes e que relata toda a vida e a trajetória do imperador romano Júlio César, desde seu nascimento até a morte no senado romano.

  1. Os Portões de Roma
  2. A Morte dos Reis
  3. Campo de Espadas
  4. Os Deuses da Guerra
  5. Sangue dos Deuses

 

 

Séries e filmes:

Roma – série da HBO, 2 temporadas. Acompanha a ascensão de Julio César ao poder, na transição de Roma de uma república para um império, sob a perspectiva de dois soldados das legiões (Lucius Vorenus e Titus Pullo). A segunda temporada é focada no reinado de César Augusto, sobrinho de Júlio César e seu sucessor.

SpartacusSpartacus, várias versões – A história do gladiador que se rebelou contra seus mestres e liderou algumas das maiores revoltas de escravos do período clássico já foi retratada em filmes (como o clássico de 1960) e em pelo menos dois seriados (uma minissérie em 2004 e um seriado mais longo com três temporadas, de 2010 a 2013).

Gladiador, filme de 2000, que conta a história de um general romano traído por seu imperador e forçado a lutar como gladiador nos Grandes Jogos de Roma.

HurA Última Legião, filme de 2007. Filme ambientado nos últimos anos do Império Romano do Ocidente que conta a história do imperador Aurelius, expulso de Roma após a invasão dos bárbaros visigodos e que busca reunir a última legião que ainda é leal a Roma para reconquistar seu trono.

Ben-Hur, várias versões. A história do nobre da Judeia que é escravizado pelos romanos e que se transforma em quadrigário, posteriormente se convertendo ao cristianismo. A história original foi escrita em 1880, e houve várias versões para o cinema, em 1907, 1925, 1959, e uma planejada para 2016 (a versão de 1959 conquistou 11 Oscars). Uma minissérie com uma adaptação do livro original foi lançada em 2010.

A Legião Perdida, de 2011. O filme narra a busca do jovem centurião romano Marcus Áquila pelo estandarte da águia que foi roubado da Nona Legião, destacada para a região da Bretanha.

 

Games:

RomeRome: Total War I e II: Jogo de estratégia focado nas campanhas das Legiões, com a possibilidade de jogar batalhas históricas e também fictícias no modo de campanha do jogo. O primeiro jogo fez bastante sucesso e ganhou duas expansões (Barbarian Invasions e Alexander), enquanto que o segundo volume trouxe inúmeras expansões em termos de facções jogáveis, culturas e missões.

Ryse: Son of Rome, de 2014. Ação/aventura, onde o jogador assume o papel do centurião Marcus Titus em sua ascensão ao comando das legiões romanas.

Cesar IV: O último lançamento da série César, cujo objetivo é construir e expandir uma cidade romana, deixando seus cidadãos felizes e fazendo a economia funcionar. Há também a possibilidade de optar por uma campanha militar; neste caso, o jogador é enviado a outras províncias e terá objetivos mais combativos a cumprir.

Grand Ages: Rome: Outro jogo que combina elementos de construção de cidades com estratégia em tempo real. O jogador deve administrar e expandir uma colônia romana na época da república, controlando recursos, as construções públicas e os níveis de satisfação da população, e também participar de campanhas militares contra outras facções.

 

Se você é membro do clã Legionarius ou se curte as campanhas romanas e tem uma referência para acrescentar, coloque nos comentários!

Legion

Comentários estão fechados.