Inspiração e Referências, parte I – Clã Annarr

ClanHeaderAnnarr

Nesta semana daremos início a uma pequena série de artigos que tem o objetivo de embasar e dar referências sobre literatura, filmes, jogos, RPGs e outras obras para a que os participantes dos combates com espadas de espuma promovidos pela Gladius Swordplay possam conhecer um pouco mais sobre os quatro clãs que compõem o grupo. Além de enriquecer a cultura e conhecer um pouco mais sobre os clãs, o conteúdo é válido também na hora de prestar o famigerado Teste de Admissão, onde o conhecimento e a capacidade de combate do aspirante serão testados para ver se ele é digno de entrar  em um dos Quatro Clãs.

Na Gladius Swordplay, o clã Annarr é conhecido como o “Clã dos Vikings”. Embora haja uma ideia geral sobre quem eram os Vikings e o seu legado histórico, é sempre bom conhecer um pouco mais a fundo essa cultura tão fascinante que serviu como inspiração para o clã. Confira:

 

Livros:

84071491As Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell, publicado pela Editora Record. São 7 livros com uma narrativa no estilo romance histórico, que fazem um relato desde a primeira invasão nórdica à Bretanha (hoje Reino Unido) até o final da era viking. A série acompanha a história e a vida de Uthred Ragnarson, um jovem inglês de ascendência Saxônica que é levado pelos Daneses para viver em suas terras, e posteriormente passa a seguir as tradições e o modo de viver dos Vikings.

  1. O Último Reino (2004)
  2. O Cavaleiro da Morte (2005)
  3. Os Senhores do Norte (2006)
  4. A Canção da Espada (2007)
  5. Terra em Chamas (2009)
  6. Morte dos Reis (2012)
  7. O Guerreiro Pagão (2014)

A série ainda está sendo escrita e o oitavo livro deve sair em 2016.

As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica, de A. S. Franchini e Carmen Seganfredo, publicado pela editora Artes e Ofícios. Um livro rápido e divertido sobre as lendas nórdicas. A mitologia nórdica influenciou uma legião de artistas na criação de suas obras, tal como os escritores J. R. R. Tolkien, Jorge Luís Borges e o compositor alemão Richard Wagner, que utilizou as lendas vikings para compor a ópera “O Anel dos Nibelungos”.

 

Séries e filmes:

VikingsSeriesVikings: Seriado que está passando no canal History e também na Netflix. Muito boa para referências de vestimentas e costumes da época. A saga acompanha a história de Ragnar Lothbrok, um dos mais temidos guerreiros da era viking e responsável por alguns dos maiores saques contra a Inglaterra e a França. Está atualmente na terceira temporada.

O 13° Guerreiro, de 1999. Filme que mostra a estranheza de um guerreiro mouro que é enviado à Escandinávia como emissário e passa a viver entre os vikings, aprendendo seus costumes e sua linguagem, e também ensinando algumas das suas tradições para os “bárbaros” que vivem nas terras geladas. Uma verdadeira jornada cultural pelo coração da cultura nórdica a partir do ponto de vista de um estrangeiro.

e A Lenda de Beowulf, de 2007. Tanto Beowulf quanto o 13º Guerreiro são considerados os melhores filme sobre o tema já produzidos. Este filme reconta em linguagem cinematográfica a saga do guerreiro Beowulf; o roteiro foi baseado em um poema épico escrito em algum ponto entre os séculos 8 e 11 d. C., considerado a obra literária mais antiga escrita em inglês arcaico. O filme mostra a jornada do herói Beowulf e sua batalha contra o monstro Grendel.

Há vários outros, mas em sua maioria são filmes B sem nenhum cuidado histórico e pouca fidelidade sobre o assunto.

 

Games:

The Elder Scrolls V: Skyrim. O jogo mostra uma versão fantástica (embora muito bem fundamentada) sobre o modo de vida, valores e costumes da sociedade nórdica (representada no jogo pela raça dos Nords). Skyrim é um jogo muito vasto, com uma campanha que pode levar semanas para ser concluída, mas muitas das missões e sidequests envolvem explorar uma terra fantástica que foi baseada na Escandinávia do mundo real. Para os Annarribas, a principal quest do jogo será a Guerra Civil, onde os Stormcloaks (que foram baseados nos guerreiros vikings) vão lutar para livrar a província de Skyrim da dominação dos Imperiais (que foram baseados nos conquistadores romanos). Skyrim teve um embasamento tão sólido que foi utilizado até mesmo como ferramenta de ensino em uma faculdade dos Estados Unidos, de acordo com este artigo.

Viking: Battle for Asgard.  Jogo para Xbox e Playstation 3, baseado na mitologia nórdica. Uma guerra entre os deuses acaba por estender seus conflitos ao reino mortal de Midgard, e o guerreiro Skarin deve liderar os exércitos vikings contra a deusa Hel. O mundo do jogo tem vários vilarejos e cidades que o jogador pode atacar e conquistar e grandes batalhas entre exércitos, com centenas de guerreiros de cada lado.

 

E o mais importante: Vikings não usam capacetes com chifres!

Tem outras sugestões de filmes, livros, seriados e games? Coloque nos comentários!

Skyrim

Comentários estão fechados.