Magic Mirror: Inspiração para caracterização

MagicMirrorHeader

Agora que a caracterização medieval começou a se estabelecer melhor no Brasil para grupos de LARP e Swordplay (apesar do clima tropical e do aquecimento global), as pessoas que realmente se importam com a qualidade e aparência dos seus trajes estão começando a levar o processo de produção e customização das peças um pouco mais a sério. É possível imaginar que uma das forças que impulsionaram essa tendência foi a popularização do uso e dos concursos de cosplay. E, se há algo que podemos aprender com os cosplayers, é que a sua fantasia vale o quanto você investe nela, em termos de tempo, dinheiro ou ambos.

MagicMirrorGoblinAlém disso, em muitas lojas de aluguel de fantasias, as peças do vestuário são feitas com tecidos brilhantes e chamativos, como cetim, seda sintética e apliques com lantejoulas e miçangas. Apesar destes materiais serem ótimos para festas de carnaval e similares, a utilização deles em uma fantasia ou traje para live-action acaba destoando do visual tradicional da idade média ou dos filmes como O Senhor dos Aneis e o seriado Game of Thrones, por exemplo (se você está em dúvida, assista novamente a estes filmes e confira). Dá pra perceber que, em geral, as únicas peças que apresentam brilho são armaduras ou acessórios de metal como braceletes e coroas.  As vestimentas e seus tecidos costumam ser opacos ou discretos, mesmo quando o material é mais refinado (como os vestidos de seda da personagem Arwen, por exemplo). Isso ocorre para que a vestimenta não roube o brilho do personagem que a utiliza.

MagicMirrorFighterPortanto, se você já passou do estágio de fazer fantasias usando o famigerado “tecido não-tecido” (TNT) e armaduras de papelão, é hora de considerar novos materiais e a possibilidade de investir em algo mais durável e que não pareça ter sido feito “nas coxas” ou no fundo do quintal, não é mesmo? 😉

A primeira coisa, então, é buscar alguma fonte de inspiração. É possível encontrar sites de pessoas que fizeram suas próprias vestimentas, ou fotos de trabalhos de alguns artistas da caracterização no Deviantart.com ou outros sites de portfólio. Entretanto, um excelente recurso online é o site do grupo espanhol Magic Mirror. O site tem dezenas de fotos de trajes medievais e fantasia espalhadas em várias categorias, e, com certeza, vale dar uma olhada para buscar inspiração para o próximo traje que você vai utilizar em um live-action, ou mesmo algumas peças como acessórios, braceletes, coroas e peças de armadura. Colocamos algumas amostras das produções do Magic Mirror abaixo, mas o melhor mesmo é ir até o site oficial do grupo e pesquisar as coleções deles.

E lembre-se: nada de TNT na sua próxima fantasia! Um bom traje medieval para Batalha Campal, Swordplay ou Live-Action deve ser confortável, prático e durável. É um investimento em diversão e, além disso, deve também refletir um pouco da personalidade e do caráter do seu personagem. Assim, nada melhor do que cuidar com carinho da produção da sua fantasia.

(Todas as fotos do post © Magic Mirror)

Comentários estão fechados.